sábado, 11 de junho de 2011

Partenogênese

Um dos temas mais fascinantes na biológia é sem duvida a partenogênese. Como um unico gameta(óvulo) pode desencadear a formação de organismos completos, será que isso se aplica a todos os tipos de organismos? qual a evolução dos estudos nessa area? Esse será nosso tema.



       Etimologicamente o nome Partenogênese vem do grego Parthenos que significa "virginal" e

genesis que significa "origem". O termo designa a formação embrionaria de um individuo a partir de um unico gameta. -óvulo-  sem que tenha havido a participação de um espermatozoide. Em outras palavras é uma forma de reprodução sexuada pois ha necessidade de produção de gametas, mas sem necessidade de fecundação.





Em muitas espécies animais, o fenomeno ocorre naturalmente. Há outras ainda que podem faze-la por meios artificiais ou experimental.

Isto foi conseguido pela primeira vez por Jacques Löeb, que submeteu óvulos de 
ouriço-do-mar(equinodermos) a uma solução acidificada fraca com acido butírico e depois emergiu-os numa solução salina hipertonica. Com esse recurso, Löeb conseguiu desencadear a segmentação de óvulos não fecundados, levando a formação de embriões, e finalmente de equinodermos completos.

Dalage fez semelhante experiencia com outro equinodermo (estrela do mar) e usou acido carbonico, mais tarde, Dalcq modificou essa experiencia utilizando uma equilibrada mistura de cloretos.

Bataillon, usiando um estilete de platina picou óvulos de rã sujos de sangue. Ele verificou que a entrada de celulas sanguineas nos gametas estimulava-o a se segmentar.

Pincus estimulou óvulos de coelha colocando-as no gelo por um curto espaço de tempo e recolhendo-os depois na propria trompa do animal. O desenvolvimento embrionario foi desencadeiado.








HÁ VARIOS ANOS, EM DIVERSAS PARTES DO MUNDO, CIENTISTAS TEM TRABALHADO COM ÓVULOS DE HUMANOS NO SENTIDO DE ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO EMBRIONARIO PARTENOGENETICO. MAS OS RESULTADOS DESSAS EXPERIENCIAS NÃO TEM SIDO MUITO ALENTADORAS OU, SIMPLESMENTE SÃO GUARDADOS COM RESERVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário