sexta-feira, 19 de agosto de 2011

teias de Aranhas

      A Teia da Aranha

      As diversas glândulas localizadas no abdômen da aranha produzem diversos tipos de fio de seda, cada qual com finalidade diferente: fios para encapsulamento da presa (glândulas aciniformes); fios para formar a "moldura", raios e espirais da teia (glândulas ampoladas); fios para formar os casulos (glândulas tubuliformes), etc.

O diâmetro médio de um fio de seda em uma teia de aranha esférica é de cerca de 0,15µm. Graças à reflexão da luz do sol no fio somos capazes de ver a teia, pois o olho humano, a uma distância de 10 cm, só consegue detectar objetos com um diâmetro de 25 µm.

Uma das características extraordinárias da seda da aranha é sua resistência. Um fio de seda de aranha com uma espessura mínima seria capaz de parar um bezouro voando com velocidade plena. Se o fio tivesse a espessura de um lápis seria capaz de fazer parar um Boeing 747 em pleno vôo. Não apenas estes fios são fortes, como também são elásticos. Um fio comum de seda de aranha é capaz de estender-se por até 70 km sem se quebrar sob seu próprio peso! E pode ser esticado até 30 ou 40% de seu comprimento, sem quebrar-se, enquanto o nylon suporta apenas 20% de estiramento.

A seda da aranha é constituída principalmente de uma proteína que tem massa molecular de 30.000, enquanto dentro da glândula. Fora da glândula, ela se polimeriza para dar origem à fibras, que tem massa molecular em torno de 300.000. Muitas aranhas tecedeiras reciclam suas teias. A teia tem que ser renovada freqüentemente e como ela consome bastante recursos de nitrogênio da aranha, esta se realimenta da seda.

A novidade é que novas pesquisas podem fazer com que fios similares aos da teia de uma aranha possam ser produzidos, isso seria um avanço para a indústria, pois possibilita a construção de roupas aprova de balas, fios para cirurgias e matérias tão resistentes quanto o aço só que mais flexíveis. Os cientistas utilizaram bactérias para a produção desse fio similar a uma teia.

Seda mais forte do que o aço

Técnicos ingleses produziram seda de grande resistência, capaz de suportar o impacto de um avião a jato.

Ao estudar a resistência de uma teia de aranha ao impacto de uma mosca em vôo, os técnicos da empresa britânica P. A. Technology tiveram uma idéia ousada: fabricar uma teia semelhante em escala macro, capaz teoricamente de resistir ao choque de um avião a jato. Trabalhando com bactérias e fungos, que em condições especiais produzem uma proteína bastante parecida com a que compõe a teia, conseguiram uma espécie de seda de grande resistência à tração e ao impacto de alta velocidade - um fio pelo menos cinco vezes mais forte do que um de aço. Unindo várias camadas desse material com resinas muito resistentes, foi possível criar um colete à prova de balas. Segundo a empresa, o novo produto terá aplicações também na indústria aeroespacial e na automobilística.

Incríveis imagens de teias de aranhas












 




Um comentário: