Os homens não possuem os hormônios que fazem as glândulas do leite funcionar, enquanto nas mulheres eles começam a ser fabricados horas depois do parto. Os principais hormônios são a prolactina, que estimula a produção do leite, e a citosina, que permite a saída do líquido. Parece esquisito, mas em algumas situações os homens também são capazes de dar leite! Isso é mais comum na adolescência, quando os hormônios não estão equilibrados.
Mesmo assim, qualquer homem que receba sucção nos mamilos pode produzir o líquido, pois esse estímulo desencadeia a fabricação de prolactina e ocitocina. Mas o normal é que entre os humanos e outros mamíferos a amamentação seja tarefa só das fêmeas.
Sri Lanka (AFP) – Um homem de 38 anos, natural do Sri Lanka, viúvo há três meses, parece ter a habilidade de amamentar a seus dois filhos, conforme contaram os médicos a um periódico local. B. Wijeratne, perdeu sua mulher enquanto esta dava a luz a seu segundo filho. O bebê rejeitava o leite em pó, uma noite o pai desesperado ofereceu meu peito para que deixasse de chorar. Então se deu conta de que era capaz de amamentá-la. O Dr. Damal Jayasinghe, diretor em exercício de um hospital em Kurunegala, assegura que os homens podem produzir leite quando se ativa o hormônio da prolactina.
O fenômeno da lactação masculina em seres humanos ficou mais comum nos últimos anos, devido ao uso de medicações que estimulam glândulas mamárias nos homens. Ora, todo mundo entende o fato do homem ter mamilos, entretanto, não é tão entendido que eles também têm glândulas mamárias. Ordinariamente o tecido mamário no homem apresenta volume mais baixo. Com um estímulo hormonal apropriado a natureza fornece as mulheres quando eles ficam grávidas e dão à luz o leite materno. No caso dos homens, com a mesma estimulação hormonal é possível produzir leite através dos seus mamilos, no entanto num volume bem menor do que uma mulher poderia produzir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário